Avançar para o conteúdo principal
21 Julho 2025

RIS3T – Norte de Portugal-Castela e Leão 2021-2027

ÁREA DE PROJETO: RIS3T NORCYL 2021-2027

O “Plano Estratégico de Cooperação 2021-2027 – Norte de Portugal – Castilla y León”, definiu como um dos seus eixos estratégicos de cooperação a especialização inteligente, tendo como objetivos a consolidação das dinâmicas de cooperação entre instituições de ensino superior e investigação, instituições de interface e tecnológicas e empresas como forma de criar condições para a excelência científica nas áreas comuns das RIS3, potenciar o empreendedorismo inovador e aumentar a participação das empresas em processos de investigação, desenvolvimento e inovação.

Para a concretização deste eixo estratégico, a candidatura “0016_GOBERNANZA_ NORCYL_2_E – Reforço da cooperação administrativa e entre os cidadãos na região NORCYL”, aprovada pelo Programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027, contemplou o desenvolvimento de um estudo de elaboração da estratégia de especialização inteligente transfronteiriça Castela e Leão – Norte de Portugal para o período 2021-2027, da responsabilidade da CCDR-Norte e envolvendo a Junta de Castela e Leão.

O Estudo de elaboração da Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça Castela e Leão – Norte de Portugal definiu a estratégia conjunta em matéria de investigação e inovação para uma especialização inteligente (RIS3) assumindo 6 áreas prioritárias de cooperação.

 1. As Energias Renováveis, que inclui a bioenergia e tecnologias sustentáveis, o hidrogénio e combustíveis verdes, a modernização da rede energética e os sistemas agrovoltaicos, promovendo uma transição energética justa e sustentável;

2. A Fabricação Avançada, através da digitalização e da introdução de tecnologias avançadas de fabrico, como a robótica, a inteligência artificial e a automação, em áreas como a industria transformadora e o habitat e construção sustentável;

3. A Saúde, pretendendo-se fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da saúde pública, como o envelhecimento populacional, as doenças crónicas e o acesso a cuidados de saúde de qualidade;

4. Os Sistemas Agroalimentares e Bioeconomia, promovendo-se práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis, o desenvolvimento de alimentos 3S (Seguros, Saudáveis e Sustentáveis) e a inovação tecnológica aplicada à rotulagem, embalagem e rastreabilidade, dos produtos.

5. As Tecnologias Digitais procurando desenvolver soluções que aumentem a conectividade, a cibersegurança e a digitalização dos serviços públicos nas zonas rurais;

6. O Turismo e o Património Cultural integrando o turismo cultural, gastronómico e natural, baseados em novas experiências turísticas que garantam a sustentabilidade na gestão dos recursos e valorizem a biodiversidade e a herança cultural.

Com base nas visões individuais de desenvolvimento e inovação de ambas as regiões, foi ainda definida a visão partilhada, bem como identificados os objetivos estratégicos de cooperação.

A definição das áreas prioritárias de cooperação, da visão partilhada e dos objetivos estratégicos de cooperação enquadrou o desenvolvimento do plano de ação, que inclui 6 ações relevantes, as quais conferirão vantagens competitivas às entidades envolvidas e uma maior criação/incorporação de valor acrescentado nas 2 regiões.

De forma diretamente relacionada com a liderança e com a apropriação da Estratégia, foi também definido um modelo de governação para a sua implementação. Este modelo de governação integra uma Comissão Coordenadora, com funções executivas, uma Comissão de Gestão e Acompanhamento, com funções de gestão operacional corrente da implementação da Estratégia, e Grupos de Trabalho, alinhados com as áreas prioritárias que foram identificadas ao longo do processo.

Os principais destinatários deste estudo são, para além da CCDR NORTE e da Junta de Castela e Leão, todos os atores que integram os sistemas regionais de inovação e os modelos de governação das estratégias regionais de especialização inteligente que representam as diferentes componentes da hélice quadrupla de ambas as regiões, designadamente:

(i) as entidades da administração pública com responsabilidades no desenvolvimento e financiamento de políticas públicas de inovação;

(ii) as entidades não empresariais do sistema científico e tecnológico regional responsáveis pela I&D e transferência de conhecimentos, tais como entidades de ensino superior, instituições e infraestruturas de I&D, centros e interfaces tecnológicos, entre outras;

(iii) as empresas enquanto responsáveis pela transformação do conhecimento em produtos e serviços;

(iv) a sociedade civil enquanto utilizadores avançados representando o lado da procura de inovação.

 

Documentação relevante

 

Contactos

CCDR-NORTE I.P.:  s3norte@ccdr-n.pt

Junta de Castela e Leão: http://www.jcyl.es/

Comunidade de Trabalho Norte de Portugal – Castela e Leão (CT NORCYL): http://www.norcyl.eu/