Avançar para o conteúdo principal

O modelo de governação da S3 NORTE 2027 reproduz, no essencial, as caraterísticas definidas no anterior período de programação (2014-20), correspondente à implementação da estratégia de especialização inteligente RIS3 NORTE 2020.

01

Este modelo pressupõe a existência do Conselho Regional de Inovação do Norte (CRIN), que tem como objetivo assegurar a participação ativa na monitorização e na avaliação contínua da implementação da estratégia regional e contribuir para o processo de tomada de decisão, através do processo de descoberta empreendedora.

02

O CRIN é presidido pelo Presidente da CCDR-Norte I.P. e integra representantes de várias instituições: ensino superior, entidades do sistema científico e tecnológico, clusters de competitividade, associações empresariais e sindicais, organismos públicos, redes e organizações na área de inovação, e organizações de desenvolvimento regional e local, não governamentais e da sociedade civil. Envolve ainda com o estatuto de observadores representantes de organismos financiadores e da Comissão Europeia.

03
Conselho Regional de Inovação do Norte (Mobile) Conselho Regional de Inovação do Norte

Conselho Regional de Inovação do Norte está dividido em CCDR-Norte I.P. (Presidência); Instituições de ensino superior; Organismos públicos de âmbito local, regional e nacional; Confederações patronais e sindicais; Redes e organizações nacionais e regionais na área da inovação; Organizações governamentais e da sociedade civil; Representantes das plataformas regionais de especialização inteligente. Essas plataformas são: Criatividade, moda e habitat; Industrialização e sistemas avançados de fabrico; Ciência da vida e de saúde; Recursos e economia do mar; Mobilidade sustentável e transição energética; Sistemas agroambientais e alimentação; Ativos territoriais e serviços de turismo; Tecnologias, estado, economia e sociedade. Estas plataformas representam também a equipa de gestão da S3.

O CRIN reúne em plenário e em secções orientadas para os domínios prioritários de especialização inteligente regional, que se constituíram como Plataformas Regionais de Especialização Inteligente (PREI).

04

Estas plataformas visam assegurar a resposta regional multi-institucional e multissetorial para a monitorização e avaliação da RIS3, procurando dinamizar cooperação e redes, internacionalização e espaços de descoberta empreendedora.

05

A CCDR-Norte I.P. é o organismo responsável pela gestão e governação da estratégia regional de especialização inteligente, assegurando a função de equipa de gestão da S3 NORTE 2027, com a coordenação técnica dos processos de elaboração, implementação, monitorização, governação, internacionalização, avaliação e revisão da estratégia.