CRIN é o orgão consultivo mais relevante para a promoção da política de inovação à escala regional e para a implementação do modelo de governação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte 2021-27
No passado dia 11 de julho realizou-se, no Teatro Jordão, em Guimarães, a primeira reunião do Conselho Regional de Inovação do Norte (CRIN) no período de programação 2021-2027.
O CRIN é o órgão consultivo mais relevante para a promoção da política de inovação à escala regional e para a implementação do modelo de governação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte 2021-27 (S3 NORTE 2027).
Este órgão tem como missão assegurar a participação ativa dos atores regionais na monitorização e na avaliação contínua da implementação da estratégia, bem como contribuir para o processo de tomada de decisão estratégica em matéria recomendações e propostas de linhas de ação para os domínios prioritários de especialização inteligente.
A reunião contou com representantes de instituições de ensino superior, entidades do sistema científico e tecnológico, clusters de competitividade, associações empresariais e sindicais, organismos públicos, redes e organizações na área de inovação, e organizações de desenvolvimento regional e local, não governamentais e da sociedade civil. Contou ainda com a presença de representantes de organismos financiadores e da Comissão Europeia.
Da reunião destaca-se a apresentação do modelo de governação da S3 NORTE 2027, a aprovação do relatório final de monitorização da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte 2014-20 (RIS3 NORTE 2020), a apresentação da atualização da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte 2021-27 (S3 NORTE 2027) e a discussão sobre prioridades estratégicas em matéria de política de inovação e o novo modelo institucional para o Sistema Regional de Inovação do Norte.