O desenvolvimento de um sistema de monitorização é essencial para avaliar se a Estratégia Regional de Especialização Inteligente está a ser implementada de acordo com o planeado, apoiando a tomada de decisões sobre as propostas de linhas de ação e a manutenção de áreas prioritárias, assim como a eventual necessidade de ajustamentos, constituindo um passo para avaliações aprofundadas.
A monitorização serve também o propósito de disseminar informação sobre a sua implementação para a construção de um processo transparente de interação com os stakeholders envolvidos no seu modelo de governação.
Conheça todos os Indicadores
Indicadores de input
Indicadores referentes ao orçamento alocado a cada nível de prioridade de política pública
Indicadores de realizações
Indicadores destinados a aferir os entregáveis específicos da intervenção
Indicadores de resultados
Indicadores que medem os efeitos das intervenções apoiadas, em particular no que diz respeito aos destinatários diretos, à população-alvo ou aos utilizadores das infraestruturas
O sistema de indicadores constitui-se como a principal ferramenta para monitorizar e avaliar a implementação das Estratégias de Especialização Inteligente. No entanto, este exercício não se restringe à verificação da conformidade com os indicadores de input, de realização e de resultado associados ao NORTE 2030. Os indicadores podem ser os mesmos, mas no caso das estratégias de especialização inteligente encontram-se distribuídos pelos diferentes domínios prioritários.
Neste sentido, a monitorização da Estratégia de Especialização Inteligente pressupõe que os indicadores de input, de resultado e de realização e do Programa Operacional Regional para 2021-27 se encontrem desagregados por domínios prioritários da S3 NORTE 2027. O sistema de informação do Programa Operacional Regional para 2021-27 tem, por sua vez, de garantir a produção de informações necessárias para a monitorização adequada da implementação da S3 NORTE 2027, tanto em termos globais, como em cada domínio prioritário.
Temos presente três dimensões de análise, hierarquizadas por objetivos ou árvore de objetivos: 1. Divisão e desempenho regional do sistema de inovação. 2. Objetivos estratégicos e transversais da S3 3. Objetivos específicos do Policy Mix. Dentro de cada um destes objetivos temos a seguinte sequência de indicadores, sendo que todos se relacionam e dão seguimento ao anterior: Indicadores de contexto e impacto Indicadores de Resultado e Indicadores por domínios prioritários Indicadores de realização Indicadores de input Todos estes indicadores formam uma cadeira de impacto da política pública e monitorização, bem como o (re)planeamento e (re)desempenho de políticas públicas.