No âmbito do novo paradigma de globalização, uma variável chave da competitividade regional passa pela integração em cadeias de valor estratégicas para a Região Norte. Uma cadeia de valor refere-se ao conjunto de atividades desenvolvidas ao longo dos diferentes segmentos da cadeia de produção de um bem ou serviço, desde a matéria-prima, passando pela produção até ao consumidor final. Torna-se, assim, necessário promover a dinamização de cadeias de valor regionais em domínios prioritários da estratégia regional de especialização inteligente do Norte, enquanto mecanismos catalisadores e integradores de investimento público e privado nas áreas de I&D e inovação.
No quadro das competências do Conselho Regional de Inovação do Norte (CRIN), foi desenvolvido um processo de descoberta empreendedora, ou seja, de auscultação deste órgão, visando a identificação dos potenciais tópicos prioritários em matéria de cadeias de especialização inteligente regionais para que possam ter resposta adequada na abertura de concursos para financiamento. Com base na metodologia definida, o resultado foi a aprovação pelo CRIN do documento “Cadeias Regionais de Especialização Inteligente” em janeiro de 2024, contemplando a identificação de 23 cadeias de especialização inteligente regionais associadas aos oito domínios prioritários de especialização inteligente.
Este exercício de definição das cadeias de especialização inteligente regionais pretendeu promover uma lógica mais pró-ativa na dinamização e qualificação da procura envolvendo o modelo de governação da estratégia regional de especialização inteligente tendo como objetivo o surgimento de projetos de investimento mais alinhados com objetivos dessa estratégia e de transformação estrutural da economia regional.